segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A arte de Roy Lichtenstein

Entre os grandes nomes da história da arte, um tem destaque especial para mim, pelo cuidado e criatividade na obra: Roy Fox Lichtenstein.  Seguindo a tendência da pop art, ele transforma em arte conceitos e mitos conhecidos, no seu caso, valorizou os clichês das HQs, forma de comunicação já conhecida e muito consumida na época(50′s-60′s). Surgiu daí uma linguagem única e inconfundível do artista.
Ao lado de muitos artistas fundadores do movimento e participantes do Independent Group, que seguiam  na contramão da arte moderna, Roy se destaca por aplicar nas artes um cuidado sem igual com a estética das pinturas e esculturas, apesar de utilizar uma linguagem já conhecida  para fazer arte.
A pop art valorizava o real, itens do cotidiano transformados em arte, diferente da arte moderna, que expressava um mundo paralelo, a visão abstrata do artista. Isso não acontecia na arte pop, tudo era facilmente reconhecido e entendido, sem cair no comum. O movimento chegou a ser criticado por se aproximar da publicidade, mas atravessou os anos mostrando as qualidades e o talento de cada um dos artistas.
Ry Lichtenstein   

Larissa Crivelari 1 M3


Nenhum comentário:

Postar um comentário